Atividades Educativas

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Paralelamente, além dos livros tradicionais, o uso de audiobook por pais e professores no período inicial da vida da criança faz parte de um conjunto de atividades educativas conscientes e inconscientes denominadas de iniciação literária, que visa desenvolver no jovem a necessidade interagir com os livros. O objetivo da iniciação entendida dessa maneira é moldar a motivação para a leitura e as atitudes positivas em relação aos livros e à leitura.

Por fim, pode-se concluir que os audiobook são mais um caminho que introduz a criança no mundo da literatura e permite que a mente jovem seja suavemente domada pelas emoções literárias. Joanna Papuzińska, especialista no assunto e especialista indiscutível no campo das relações das crianças com os livros, afirma que o contato com a literatura falada no período inicial da vida de uma pessoa é um elemento integrante do desenvolvimento emocional de uma criança e acostuma o jovem a um livro como uma criação física (Entrevista com Joanna Papuzińska). Portanto, ouvir é uma espécie de introdução à leitura.

Na opinião de Papuzińska, desde os primeiros anos de vida, a criança deve ter o máximo de contato possível com a literatura oral, e não necessariamente com o livro como objeto físico. O contato da primeira infância com a literatura é caracterizado por uma abordagem específica de mão dupla: uma é a literatura falada, lida, cantada, a outra é o livro como uma coisa, mesmo um audiobook – a escuta e o prazer de ler sem conteúdo.

A situação de leitura neste período inicial cumpre a função de satisfazer a curiosidade da criança em pequena medida – enfatiza Papuzińska – é antes um rito emocional de experimentar estados emocionais conhecidos e testados em certas condições. Outra forma de contato de leitura é quando uma criança folheia de forma independente um livro já conhecido e ouvido, olha para ilustrações e recria fragmentos da memória ou analisa ilustrações.